O Verão ainda nem chegou, mas já estamos vivendo este calor intenso e é muito importante tomar certos cuidados com o cachorro.

Ao contrário dos humanos, os cachorros não transpiram pela pele e, sim, pelo coxim, que são aquelas almofadinhas na pata, focinho e também pela boca.

Por isso, é muito importante que nós, que amamos os cachorros, tomemos os seguintes cuidados:

1. Jamais deixe seu pet dentro do carro. Nem com o ar condicionado ligado!

Cães e crianças dependem de cuidados e de olhares atentos o tempo todo! Por isso, não é aceitável deixar cães e crianças dentro do carro sozinhos, mesmo com o ar condicionado ligado, nem por um segundo. Sem falar que com o ar condicionado ligado, isto pode ressecar as mucosas dos bichinhos e causas problemas.

2. Deixe água fresca e limpa à disposição

Se for sair para passear com o pet, leve uma boa reserva de água limpa e fresca. Para garantir que a água vai ficar numa temperatura agradável, procure carregar as garrafinhas em bolsas térmicas, o que garante que o cão vá aceitar bebê-la com mais facilidade, evitando insolação.

3. A melhor hora para passear

Assim como para nós, humanos, as melhores horas para cães passearem são: antes das 10h da manhã ou após as 16h. Assim, além de garantir que o sol mais escaldante não fique batendo na cabeça e corpinho do cachorro e também do dono, o chão costuma estar muito mais fresquinho nestes horários, o que pode evitar queimaduras.

4. Antes de deixar seu cachorro pisar no chão, verifique a temperatura

A gente já falou disso num post recente sobre dicas de cuidados com o pet no verão, mas não custa reforçar!

Antes de deixar o seu cãozinho pisar no chão, verifique a temperatura com os dedos: se estiver agradável, ok. Ele pode pisar tranquilo. Se não estiver, leve-o no colo ou vá para outro local mais fresco.

5. Vacinas, vermífugos e antipulgas em dia

Além de evitar levar o cão a locais em que ele esteja mais propenso a pegar parasitas, vermes, pulgas, carrapatos ou ser picado por algum bicho, é muito importante manter vacinas, vermífugos e antipulgas em dia, para que o seu cachorro não acabe pegando algo.

6. Locais frescos para dormir

Sabe este desconforto que o calor traz na hora de dormir? Ele não é sentido apenas pelos humanos. Cães também sofrem muito com isto e, para melhorarem isto, procuram alternativas dentro do espaço onde eles podem circular.

Por isso é muito importante que o tutor ofereça alternativas para que ele possa dormir mais fresquinho e deixe o máximo de espaço possível para que ele possa circular e alternar, caso ache necessário.

7. Uso de protetor solar

Cães também precisam de protetor solar, sabia? Claro que são produtos específicos para o cuidado com o pet, para que caso ele venha a lamber não façam mal. E é um cuidado muito importante, pois pode evitar queimaduras de sol e até mesmo câncer de pele nos cãezinhos.

8. Xixi a vontade com tapetes higiênicos e não só na hora do passeio

Isso mesmo! Xixi tem que ser na hora que der vontade. Nada de condicionar o seu cãozinho a fazer xixi e cocô só na hora do passeio.

Primeiro, que isso ?estraga? o passeio, já que poderia ser só passeio, né? Segundo que isto pode aumentar o risco de infecção urinária e outras doenças do trato urinário.

Imagine se você, todo santo dia, tivesse que segurar o seu xixi até a hora que alguém finalmente pudesse te levar para se aliviar? Então não faça isto com o seu pet!

Receba Novidades
Receba as melhores ofertas
Cadastrar
Remover
Estamos Online